sábado, 19 de setembro de 2015

As cidades mais poluídas do mundo



Você sabe quais são os lugares mais poluídos do planeta? A OMS (Organização Mundial de Saúde) elaborou uma lista com as 12 cidades com maior taxa de poluição do mundo. O ranking foi publicado pelo portal The Richest. Em 1° lugar, ficou Chernobyl (Ucrânia), local do maior acidente nuclear já registrado.


2° lugar - Dzerzhinsk. Durante o auge soviético, a cidade russa de Dzerzhinsk foi o centro da indústria de produção de químicos. Em 2006, um estudo mostrou que a expectativa de vida por lá era de 47 anos para homens e 42 para mulheres.


3° lugar - Linfen. O principal causador da poluição de Linfen, na China, é o carvão. A cidade se desenvolveu com um centro de mineração do elemento e nunca mais conseguiu combater os efeitos da poluição emitida pelas indústrias.


4° lugar - Kabwe. A cidade, que fica localizada na Zâmbia, sofre com as consequências da mineração de chumbo. Grande parte da população local é vítima de gases tóxicos, e poucos esforços são feitos para descontaminar a região.


5° lugar - Tianying. Dentro da província de Anhui, leste da China, a cidade é o centro de produção de chumbo do país asiático. A fumaça emitida pelas indústrias do local é venenosa e atinge mais de 100 mil pessoas.


6° lugar - Sukinda. Situada na Índia, a cidade abriga indústrias de mineração de cromo. Com isso, o cromo hexavalente (muito tóxico e cancerígeno) se infiltrou nos lençóis aquíferos, contaminando o abastecimento de água potável de mais de 2 milhões de pessoas.


7° lugar - Vapi. Assim como Sukinda, Vapi se localiza na Índia. A cidade sofre com a presença de mercúrio nas águas subterrâneas locais. As medições da OMS mostraram que os níveis do elemento na água são de até 96 vezes o recomendado.

8° lugar - La Oroya. A primeira cidade do Ocidente que aparece no ranking é a de La Oroya. Situada no Peru, ela serviu de sede, em 1922, para que uma empresa norte-americana operasse uma fundição na região. O reflexo disto é a emissão de gases extremamente tóxicos que afetam a população.


9° lugar - Norilsk. A mineração é a causa de Norilsk, na Rússia, aparecer na lista da OMS com as cidades mais poluídas do mundo. A situação é tão grave que fez com que nenhum tipo de vegetação crescesse em um raio de 32 quilômetros da cidade.

10° lugar - Sumqayit. O local, que hoje pertence ao Azerbaijão, foi um dos principais centros industriais da União Soviética para a produção de produtos químicos. Segundo estudo feito com apoio da OMS, os índices de câncer na cidade são entre 22% e 51% maiores do que no resto do país.


11° lugar - Lucknow. Situada sobre o rio Gomti, na Índia, Lucknow sofre principalmente com a péssima qualidade do ar e da água. Outro fator é a localização: a cidade fica próximo de áreas industriais.


12° lugar - Déli. De acordo com a OMS, a indiana Déli, que conta com mais de 10 milhões de habitantes, é a cidade com a maior poluição de ar do planeta. A rápida urbanização, a expansão econômica e o aumento no número de carros são fatores que contribuíram para a péssima qualidade do ar na cidade.
Conteúdo BOL

Nenhum comentário: